UMA NOVA ESPECIE DE CHIMARRA STEPHENS, 1829 (TRICHOPTERA: PHILOPOTAMIDAE) E NOVOS REGISTROS PARA O RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Trichoptera é mais diversa ordem de insetos exclusivamente aquáticos com cerca de 15.000 espécies descritas e distribuição cosmopolita. Na Região Neotropical, há cerca de 2.700 espécies descritas, destas, 725 têm ocorrência no Brasil, mas apenas 99 espécies destas registradas na região Nordeste do país. Nos últimos anos, o conhecimento da tricopterofauna desta região tem aumentado, porém há ainda grandes lacunas, entre elas o estado do Rio Grande do Norte com apenas um registro. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar e ilustrar uma espécie nova de material proveniente do Rio Grande do Norte, além de apresentar novos registros para este estado. Os espécimes foram coletados entre 2004 e 2014 em três municípios do Rio Grande do Norte: Caicó (06º26’52,7”S, 37º08’23,8”W), Serra Negra do Norte (06º34’45,6”S, 37º15’20”W) e Portalegre (06º00’23”S, 38º02’35,8”W). Os espécimes foram coletados utilizando lençol e bandeja associados a luz UV/branca, armadilhas do tipo Malaise e rede entomológica, posteriormente armazenados em álcool 80%. As genitálias foram removidas e diafanizadas usando uma solução de KOH 10% e, posteriormente, armazenados em recipientes do tipo Eppendorf contendo glicerina. O material tipo será depositado no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) e Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (Salvador, Brasil). A nova espécie, Chimarra (Chimarra) potiguar pode ser distinguida dos congêneres pelas seguintes características: ápice do apêndice inferior possui uma projeção aguda, vista lateral; lóbulo lateral do segmento X com ápice arredondado, vista lateral; segmento X com ápice bifurcado, vista dorsal; segmento IX longo e estreito na região medial, vista dorsal. Adicionalmente, duas novas espécies foram registradas: Smicridea (Smicridea) palifera (Hydropsychidae) e Cyrnellus fraternus (Polycentropodidae) para o Rio Grande do Norte.

Semestre:
Autor: