2023-1

GENÔMICA DE LEPTOSPIRA SSP. E O SEU ESTADO DA ARTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Leptospira refere-se a um gênero de bactérias espiroquetas, com algumas espécies sendo ambientais e outras patogênicas, responsáveis pela leptospirose, uma doença zoonótica globalmente importante. A compreensão dos mecanismos moleculares tem sido essencial para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento dessa doença.

POLÍTICA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: conceitos gerais e análise do status quo da legislação infranacional baiana.

Este trabalho propõe um estudo do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na Bahia, Brasil, por meio da lente de políticas públicas ambientais. O estudo desvenda a interseção entre a teoria desta política pública ambiental e a implementação prática do PSA, concentrando-se especificamente nos municípios da Bahia. A metodologia se baseia em uma revisão bibliográfica e análise de dados de projetos de PSA no Brasil, com ênfase na Bahia.

A comunidade de abelhas (Hymenoptera: Anthophila) em um fragmento de vegetação de Restinga, Camaçari, Bahia, Brasil

A comunidade de abelhas foi inventariada em área do município de Camaçari, BA, onde a vegetação predominante é a restinga. As amostragens foram realizadas nos meses de setembro/2022 a fevereiro/2023, com coleta ativa, através de rede entomológica, e coleta passiva, por meio do uso de armadilhas coloridas de água. Foram amostrados 1.043 espécimes de abelhas pertencentes a 48 espécies distribuídas em 29 gêneros e três famílias.

VARIANTES GENÉTICAS NOS GENES BRCA1 E BRCA2 EM UMA POPULAÇÃO DA BAHIA

Introdução: Os genes BRCA1 e BRCA2 desempenham papéis essenciais na manutenção da estabilidade do genoma. As variantes germinativas patogênicas nesses dois genes interrompem sua função, levam à instabilidade do genoma e aumentam o risco de desenvolver câncer de mama e ovário. Aproximadamente 10 a 15% dos casos de câncer de mama são causados por mutações genéticas hereditárias.

ANÁLISE TRANSCRIPTÔMICA DE CÉLULAS DA MEDULA ÓSSEA REVELA POTENCIAIS BIOMARCADORES E VIAS NA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

Introdução: Os cães são os principais reservatórios urbanos de Leishmania infantum, o agente causador da leishmaniose visceral (LV). Quando infectados, os cães podem apresentar uma ampla gama de sinais clínicos, alguns dos quais se assemelham aos observados em humanos, tornando-os um modelo valioso para estudar a progressão da LV. O curso da doença é influenciado por vários fatores, incluindo a resposta imune montada após a infecção.

AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE TEMPORAL NA QUALIDADE DA ÁGUA E BALNEABILIDADE, ENTRE 2019 e 2022, NA REGIÃO COSTEIRA DE AREMBEPE, LITORAL NORTE DA BAHIA.

Um dos parâmetros utilizados para determinação da balneabilidade das águas salinas, de contato primário e secundário, é um indicador microbiológico. Estes grupos de organismos apresentam hábitos de vida semelhantes aos de algumas bactérias patogênicas, sendo utilizados como indicadores de deterioração e poluição da água.

ESTUDO DAS SERPENTES RESGATADAS PELO GRUPO ESPECIAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SALVADOR (JANEIRO/2017-DEZEMBRO/2022)

Esta pesquisa faz parte de 172 anos de estudos sobre a ofidiofauna do município de Salvador, Bahia, Brasil. Objetivamos investigar aspectos sobre a distribuição das serpentes nativas brasileiras resgatadas pelo órgão ambiental Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Salvador, e doadas ao Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia, entre Janeiro/2017 e Dezembro/2022, em Salvador.