COMPORTAMENTO DE OVIPOSIÇÃO DE ANASTREPHA FRATERCULUS, ANASTREPHA OBLIQUA E CERATITIS CAPITATA (DIPTERA: TEPHRITIDAE) E CARCTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS EM DIFERENTES FRUTOS HOSPEDEIROS

As moscas-das-frutas (Diptera:Tephritidae) são pragas de elevada importância econômica e afetam em larga escala a fruticultura brasileira. O controle dessa praga tem sido realizado principalmente com inseticidas e iscas tóxicas. A toxicidade desse material e o prejuízo acarretado ao meio ambiente tem levado ao estudo de novas técnicas ecologicamente viáveis e atóxicas de manejo sustentável dessas espécies. As espécies Anastrepha fraterculus, Anastrepha obliqua e Ceratitis capitata são ótimos modelos para estudar o comportamento dessas pragas pois possuem grande importância econômica para o Brasil além de serem consideradas espécies polífagas. De acordo com a hipótese de processamento de informações (HPI), os insetos polífagos possuem uma dificuldade para processar a vasta quantidade de informações no momento da escolha do fruto hospedeiro ideal para o desenvolvimento da prole. Um dos principais fatores responsáveis pela escolha e localização do fruto hospedeiro são as interações mediadas por aleloquímicos. Diante disso, o uso de semioquímicos tem sido uma alternativa promissora no manejo sustentável dessas pragas. Esse projeto tem o objetivo de avaliar o comportamento de oviposição das espécies em relação aos frutos maçã, uva, manga e goiaba, que propiciam diferenças no aporte nutricional fornecido às larvas. Para isso, foram conduzidos experimentos de preferência em seis combinações possíveis e experimentos de aceitação. A partir dos resultados obtidos, foram feitos testes para identificar os compostos voláteis presentes na uva e na goiaba. Essa identificação foi feita através da aeração para coleta desses compostos voláteis e posterior caracterização química no equipamento de Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM). A uva foi o fruto que apresentou o maior percentual de ovos em todas as espécies nos experimentos de preferência, seguida pela goiaba, manga e a maçã. Todos os frutos apresentaram aceitação de oviposição por todas as espécies. Os frutos uva e goiaba, apresentaram uma variabilidade de compostos que compreendem os seguintes grupos: álcools, aldeídos, terpenos e hidrocarbonetos em distintas proporções. Esses compostos, principalmente os terpenos, são citados em trabalhos na literatura envolvidos na comunicação química de moscas-das-frutas do gênero Anastrepha. Esses dados podem servir de subsídio para obter compostos que proporcionem opções de manejo ecologicamente viável para pragas.
Semestre:
Autor: