2019
A evolução do domínio RHOGAP e o neurodesenvolvimento em primatas
A família RhoGAP, presente em todos os eucariotos, está envolvida na regulação de diversos processos biológicos, incluindo a organização citoesquelética e desenvolvimento neuronal; envolvido na migração neuronal, na formação dos axônios e das sinapses. Duplicações em RHOGAPs que são expressos no cérebro em desenvolvimento (SRGAP2 e ARHGAP11) são associadas a emergência de novidades adaptativas na função cerebral da linhagem humana.
ESTUDO COMPARATIVO DA ANATOMIA FOLIAR DE Laguncularia racemosa (L.) C. F. GAERTN EM TRÊS ÁREAS DE MANGUEZAIS DA BAHIA
Wolbachia como alternativa no controle biológico de insetos vetores: com ênfase nas famílias Culicidae e Psychodidae (Diptera)
Os chamados vetores, na maioria das vezes hematófagos, são capazes de transmitir patógenos entre humanos, ou entre humanos e animais. Entre os principais insetos vetores de doenças estão os do gênero Anopheles (malária), Aedes (dengue, zika e chikungunya), e Lutzomyia (leishmaniose). Devido às condições climáticas nos trópicos e o aumento da mobilidade humana, a população destes insetos tem aumentado, e desta forma se distribuído ao longo do globo.
Indumento, Tricoma e Emergência Foliar como Subsídio à Delimitação Interespecífica de Morfotipos do Complexo Marcetia nummularia Markgr. (Melastomataceae)
Marcetia DC é um gênero da família Melastomataceae, cujas espécies estão distribuídas principalmente em savanas neotropicais, sendo o Brasil o centro de endemismo do gênero, com maior concentração de espécies ocorrendo em campos rupestres da Serra do Espinhaço, Minas Gerais e, principalmente na Chapada Diamantina, Bahia. O gênero apresenta alguns complexos de espécies e dados anatômicos relacionados a análise foliar têm demonstrado nesta e em outras famílias reconhecido valor taxonômico.