RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS DAS FÊMEAS À CORTE DOS MACHOS DAS ESPÉCIES ANASTREPHA FRATERCULUS, ANASTREPHA OBLIQUA E CERATITIS CAPITATA (DIPTERA: TEPHRITIDAE)

As moscas-das-frutas pertencentes à família Tephritidae são insetos-praga que causam
prejuízos significativos à fruticultura em vários países. Técnicas de controle desses insetos que sejam mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis são relevantes na atualidade e envolvem o uso de predadores, parasitóides, iscas tóxicas, controle comportamental, machos estéreis, dentre outros métodos. Na Técnica do Inseto Estéril (TIE), o conhecimento sobre o comportamento sexual é essencial, uma vez que, machos estéreis são liberados em campo e competem com os selvagens pela aceitação das fêmeas. Essas possuem papel importante no sucesso da cópula, por meio da discriminação que elas fazem dos machos, avaliando suas características físicas e seus rituais de corte. Este estudo foca na descrição e avaliação das respostas comportamentais de fêmeas durante a corte dos machos de três espécies de moscas-das-frutas: Anastrepha fraterculus, Anastrepha obliqua e Ceratitis capitata. Foram realizadas descrições detalhadas dos comportamentos das fêmeas e avaliadas as frequências e as sequências das unidades comportamentais das fêmeas de cada espécie, em resposta à corte dos machos. As observações foram realizadas com auxílio de filmagem em condições controladas em laboratório. Cada espécie estudada apresentou um conjunto específico de unidades comportamentais que contribuíram para o seu sucesso de acasalamento. Algumas delas, como por exemplo CO e AL nas três espécies se destacam nesta contribuição. Em A. fraterculus (Contact e Oviscape in stationary); em A. obliqua (Aligment, Falling, Contact, Oviscape in stationary e Elevation oviscape) e em C. capitata (Contact, Oviscape in stationary, Falling e Fanning). Também foi observado que a unidade comportamental Acepptance mating (AC-MT) ocorre antes da cópula (Mating) nas três espécies. As frequências dos comportamentos são distintas nas espécies estudadas, apesar das frequências de A. fraterculus e A. obliqua terem apresentado ser mais próximas, do que a de C. capitata, provavelmente devido a maior proximidade filogenética. Os resultados deste estudo também mostraram que fêmeas de moscas-das-frutas possuem um padrão comportamental complexo durante o cortejo dos machos, o que é tão importante para o sucesso acasalamento quanto o comportamento de corte dos machos. Uma vez que a interação macho-fêmea possibilita o sucesso do acasalamento.
BIANCA MENDES DE ALMEIDA