Uma educação contextualizada pode ser pensada de diversas formas para as escolas. A agroecologia é um campo do conhecimento que engloba técnicas multidisciplinares e valores que levam em consideração o coletivo. Ao se utilizar agroecologia como base para a formulação de uma Educação Ambiental, os educandos têm uma vivência mais completa, inserida em seus contextos pessoais, seja na cidade ou no campo. No entanto, no Brasil ainda são poucas as propostas de Educação Ambiental com base Agroecológica em ambientes urbanos. Tendo isso em vista, este trabalho relata e investiga o caso do Centro Educacional Santo Antônio, uma escola que funciona com a parceria das Obras Sociais Irmã Dulce e que começou, em 2023, a aplicar uma educação ambiental agroecológica através de um projeto integrado, em forma de oficinas no turno oposto às aulas regulares para os alunos do fundamental I e II. As análises consideram o período de 2023 a 2024, e as experiências tem se mostrado positivas, indicando os benefícios da utilização desse arcabouço epistemológico no ensino básico.
Semestre:
Autor:
NINA REBOUÇAS GRILLO
Arquivo:
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 2.24 MB |
Orientador: