Nesta semana. terça feira (11), o IBIO inaugurou o projeto "Trilha das Plantas do campus Ondina", que apresenta a flora do campus para ações de extensão e como possível objeto de pesquisa, além constituir elemento recreativo e de sensibilização dos visitantes sobre a importância das plantas no nosso cotidiano, favorecendo a redução da chamada “cegueira botânica”, termo que tem sido utilizado para se referir ao fato de que as pessoas de dar pouca importância às plantas, seja nas escolas, nos meios de comunicação e no nosso dia a dia.
A trilha das Plantas do Campus de Ondina, consiste de 128 plantas identificadas com placas e QR codes localizadas no Campus de Ondina da UFBA. As placas trazem informação de nome comum e nome científico da espécie e o QR code dará acesso a um conjunto completo de informações. No percurso você vai encontrar: plantas madeireiras, plantas alimentícias não convencionais e plantas de usos ecológicos.
Essa ação dá um significado especial ao trabalho da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), que cuida das áreas verdes do Campus, atendendo ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA.
A iniciativa foi idealizada e realizada pelos Professores Geraldo Aquino e Tânia Silva, com os conhecimentos das professoras Nádia Roque, curadora do Herbário ALCB, da professora Maria Lenise Guedes, grande conhecedora da flora do Campus e dos aspectos utilitários destas plantas, e da graduanda Ivana Alves aportou seus esforços para a criação dos conteúdos desta obra.
Muito em breve as placas espalhadas pelo campus poderão ser vistas em E-book disponível pela EDUFBA, contendo todas informações num só lugar.
O projeto conta com o apoio da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), Pró-Reitoria de Extensão e PROAD.
Veja fotos abaixo: