Gênero e espécie novos de cianobactéria homocitada (Synechoccocales) para a costa brasileira

Cyanobacteria é um grupo filogeneticamente antigo de organismos procarióticos fotossintetizantes produtores de oxigênio, tendo surgido entre 2,7 e 3,5 bilhões de anos atrás. A diversidade desse grupo é expressa através de suas propriedades morfológicas, bioquímicas e fisiológicas, possibilitando seu estabelecimento e sobrevivência em uma grande variedade de hábitats terrestres e aquáticos. O material utilizado nesse estudo foi oriundo de coleta realizada na Praia de Pirambúzios, Rio Grande do Norte, Brasil (06°00'44.62"S x 35°06'26.48"W), o qual foi mantido em cultivo em meio líquido SWBG11, com fotoperíodo de 14:10 h (claro:escuro). Para as análises moleculares, a extração do DNA total foi realizada através do método CTAB, seguida de Reações em Cadeia da Polimerase (PCR’s) para amplificar a região gênica 16S do RNA ribossomal, utilizando os primers 27F1/23S30R. Os produtos da PCR foram clonados usando o kit pGEM®-T Easy Vector Systems. O sequenciamento foi realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP). Para compor a matriz de sequências para as análises filogenéticas, foi realizada busca através da ferramenta BLAST do National Center of Biotechnology Information (NCBI), totalizando 64 sequências. Foi utilizado o programa BioEdit v7.2.5 para efetuar o alinhamento, o RaxML8.2.10 para as análises de Máxima Verossimilhança (MV) e o MrBayes on XSEDE para a Inferência Bayesiana (BP). As análises ultraestruturais foram realizadas em microscopia eletrônica de transmissão na FIOCRUZ/BA. A MV e a BP evidenciaram um clado independente com 88% e 100% de suporte, respectivamente, agrupando a sequência obtida neste estudo com uma sequência denominada “Filamentous cianobacterium” oriunda dos EUA (GenBank GQ243430). As análises ultraestruturais evidenciaram a presença de tilacoides dispostos parietalmente à membrana plasmática, que, aliados à forma filamentosa, inclui esta cepa na família Pseudanabaenaceae (Synechoccocales). As características morfológicas, como a forma da célula apical, a morfometria das células, o hábitat marinho e o hábito epifítico não foram descritos para a família. Esses resultados sugerem o reconhecimento de um novo gênero, representado por duas espécies, sendo uma delas, ALCB 125750, descrita neste estudo.

VALTER LOUREIRO DE ARAUJO