“HISTÓRIAS DE PESCADOR”: POTENCIAIS DIÁLOGOS DE SABERES ENTRE O CONHECIMENTO LOCAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLA SITUADA EM COMUNIDADE PESQUEIRA

A presente pesquisa investigou potenciais diálogos de saberes entre o conhecimento pesqueiro e o ensino de ciências em escola localizada na comunidade pesqueira artesanal das Poças, Conde, Bahia. A escola atende crianças residentes em Poças e Siribinha, duas comunidades que se dedicam principalmente à pesca e à mariscagem. Utilizando a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, o presente trabalho relata resultados da fase preliminar de um estudo de desenvolvimento de material educativo curricular para a promoção de educação intercultural como diálogo de saberes, mais especificamente, de uma etapa de análise documental e teórica. Nesta etapa, realizada de forma qualitativa, identificamos vários saberes pesqueiros que dialogam com a ecologia, relatados em histórias locais conhecidas pelas crianças. Também foi realizado um levantamento de princípios de design educacional que serão posteriormente utilizados para implementar o diálogo de saberes em sala de aula, a partir de uma revisão bibliográfica preexistente. O objetivo da implementação do diálogo de saberes em sala de aula é contribuir para o combate da injustiça cognitiva, que desvaloriza outros sistemas de conhecimento perante os conhecimentos escolares, bem como em relação à ciência acadêmica. A partir desse panorama, a inovação educacional proposta é a futura produção do material educativo curricular “ecologia das histórias de pescador”, que deverá ser produzido colaborativamente com as professoras da escola de Poças. Esperamos além disso, que esse material também possa inspirar professores urbanos, rurais ou de outras comunidades pesqueiras a desenvolver práticas docentes que coloquem em diálogo, na sala de aula, os conhecimentos que os estudantes trazem de suas realidades culturais e os conhecimentos escolares.

Semestre:
Autor: