Favizia Freitas de Oliveira

Telefone:
(+55)071-3283-6551
Atuação:

1. Taxonomia e Sistemática de Hymenoptera (com ênfase em Anthophila).

2. Taxonomia de Anthophila.

3. Taxonomia de Hexapoda.

4. Bionomia de Hexapoda.

5. Bionomia de Anthophila.

6. Taxonomia de Meliponini (Hymenoptera, Apidae).

7. Conservação e Manejo de Polinizadores em Ecossistemas Naturais e Agroecossitemas.

8. Biodiversidade de Insetos, Entomologia Forense, História Natural de Insetos.

Perfil:
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998 - UEFS) e doutorada em Ciências Biológicas (Área de Concentração em Entomologia), pela Universidade Federal do Paraná (2003 - UFPR), cursou estagio doutoral (Doutorado Sanduíche), como bolsista da CAPES na University of Kansas (KU, Lawrence, Kansas, USA) (2001), sobe a orientação do Dr. Michael S. Engel e Dr. Charles D. Michener. Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (2004-2005) com utilização de Técnicas em Biologia Molecular como Ferramenta auxiliar à Taxonomia, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Arias (Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo) e do Dr. Walter Steven Sheppard (Washington State University), e mais recentemente em diversos Museus Europeus e no Museu Emílio Goeldi (2014-2015), sobe a orientação do Dr. Michael S. Engel da University of Kansas (KU, Lawrence, Kansas, USA). É professora (Adjunto II) e pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi parceira do Dr. Jesus Santiago Moure (Pe. Moure) e da Dra. Danúncia Urban (1999-2003), seus orientadores quando foi estudante de Mestrado e Doutorado, na UFPR, compartilhando com o Pe. Moure um interesse especial pelas abelhas sem ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). É Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS-UFBA), exercendo também a Curadoria das Coleções de Hymenoptera, Diptera, Lepidoptera e Coleoptera do Museu de História Natural da Bahia (MHNBA). Atuou na coordenação da Rede Baiana de Polinizadores (REPOL), fazendo parte de seu comitê executivo. Suas pesquisas estão centradas, principalmente, nos estudos da Sistemática, Taxonomia e Bionomia dos Hexapoda Terrestres, com ênfase nas abelhas (Hymenoptera: Anthophila) e nos Insetos de Interesse Forense. Possui especial interesse nas relações entre abelhas e flores em ecossistemas naturais e agroecossitemas. Tem publicado artigos em periódicos especializados, atuando também na orientação de trabalhos acadêmicos relacionados a essa temática, tendo participado de projetos de pesquisa voltados para a conservação e manejo de polinizadores, apoiados pelo PROBIO/MMA, CNPq/MMA/FUNBIO/PNUMA/FAO/GEF e FAPESB. Mantém parceria colaborativa desde a época da graduação com a Dra. Marina Siqueira de Castro (UEFS), quem foi também sua orientadora de IC e co-orientadora no Doutorado, e com a Dra. Blandina Felipe Viana (UFBA). Desde 2001, mantém parceria também com o Dr. Michael S. Engel, com quem tem publicado trabalhos em colaboração desde então. Desde 2003, mantém colaboração com o Dr. Peter Kevan do Departamento de Biologia Ambiental da Universidade de Guelph, Canadá, através de sua participação como professora colaboradora nos cursos de campo sobre Biologia e Ecologia da Polinização, ministrados pelo Dr. Kevan, trabalhando a taxonomia dos insetos polinizadores. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática de Arthropoda, Sistemática de Hymenoptera (com ênfase em Anthophila), Taxonomia de Apoidea (Abelhas), Taxonomia de Hexapoda, Bionomia de Hexapoda, Sistemática e Taxonomia Meliponinae (Hymenoptera, Apidae), Conservação e Manejo de Polinizadores em Ecossistemas Naturais e Agroecossitemas, Biodiversidade de Insetos, Entomologia Forense.