44º ERBOT acontece entre os dias 6 e 8 de agosto

O Encontro Regional de Botânicos - (ERBOT) é um evento regional, realizado anualmente desde 1980 pela Sociedade Botânica do Brasil, Regional Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Na sua 44ª edição, a ser realizada nos dias 06 a 09 de agosto de 2024, na Universidade Federal da Bahia - UFBA, Campus Ondina, Salvador-BA, traz como tema: Biodiversidade e Sociedade. O evento promoverá a interlocução e intercâmbio do conhecimento acerca de Algas, Fungos e Plantas terrestres, o que permitirá criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes, assim como a unificação de agendas, ações e projetos entre as diversas entidades e pessoas envolvidas na construção de uma sociedade crítica e transformadora. Nessa ocasião, a UFBA receberá acadêmicos de diferentes instituições e representantes de diversos setores da sociedade, como professores da rede de ensino, estudiosos da educação, gestores e profissionais diversos. O 44º ERBOT contará com palestras, minicursos, simpósios e apresentações, além de outras atividades que proporcionem a troca de experiências, a divulgação de pesquisas, momentos de integração de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e de entidades ligadas à Botânica e ao meio ambiente.

A planta símbolo do 44º ERBOT, Spondias tuberosa Arruda (Anacardiaceae), é conhecida mais popular e principalmente como Umbuzeiro ou Imbuzeiro. A espécie foi originalmente descrita no ano de 1816 e possui grande apelo cultural e socioeconômico no semiárido brasileiro. Seu vernáculo deriva do Tupi-guarani ïmbu (y-mb-u) que significa “árvore que dá de beber” e, por sua tamanha importância, é referendada por Guimarães Rosa em Grande Sertão Veredas como ... “árvore sagrada do sertão”. É uma espécie endêmica do Brasil encontrada principalmente nas caatingas do semiárido brasileiro, mas também tem registros de ocorrência no Cerrado. Spondias tuberosa, que por muitos é considerada um símbolo de resistência, é uma árvore de até 10 metros de altura, apresentando sazonalidade com a perda das folhas durante o período de estiagem e rebrota com a volta do período chuvoso, que possui sistema radicular de grande capacidade de armazenamento de água e frutos apreciados pela fauna frugívora e pela sociedade. Seus frutos são utilizados para consumo in natura ou mesmo pela produção de compotas, polpas para sucos, sorvetes e doces que movimentam o comércio de associações e cooperativas nas zonas rurais, garantindo assim o sustento de muitas famílias brasileiras. Por fim, o Umbuzeiro se destaca na nossa culinária e em nossas vidas, ambas marcadas pela diversidade que é uma característica típica do povo brasileiro. Com a palavra diversidade em mente, nós do 44º ERBOT condenamos veementemente quaisquer tipos de discriminação, seja ela relacionada a orientação sexual, raça/cor/etnia, idade, identidade de gênero, religião, posição socioeconômica ou deficiência. Desta forma, expressamos nosso compromisso com o respeito mútuo e a valorização da diversidade durante o evento.

Programação completa aqui!!