Nei de Freitas Nunes Neto

(+55)071-3283-6568
1. Epistemologia e História das Ciências Biológicas
2. Educação CTSA, Questões Sociocientíficas, Conteúdos e objetivos de aprendizagem, Argumentação e Ações Sociopolíticas na Educação Científica
3. Filosofia moral, ética aplicada e ética ambiental
4. Teleologia e Função em Sistemas Ecológicos e Socioecológicos / Teleology and Function in Ecological and Social-Ecological Systems
Nei de Freitas Nunes-Neto é Professor Adjunto II do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Campus de Ondina, Salvador), onde ministra aulas para diversos cursos (Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Oceanografia, BIs em Saúde, Ciência&Tecnologia, entre outros). É professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), onde orienta estudantes de mestrado e doutorado. Coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Participa do INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne cerca de 200 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras, no qual coordena dois subprojetos (ligados a educação, epistemologia e ética). Em 2015, foi pesquisador visitante no Grupo de Pesquisa IAS, Centro para Vida, Mente e Sociedade, do Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade do País Basco (Espanha), onde realizou estágio pós-doutoral em Filosofia da Ciência. Obteve doutorado em Ecologia (UFBA, 2013), com período sanduíche na Universidade do País Basco, mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS, 2008), e bacharelado em Ciências Biológicas (UFBA, 2006). Atualmente, realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão em dois campos principais: 1) Educação Científica (Métodos Inovadores no Ensino de ciências, Educação CTSA, Questões Sociocientíficas e Educação Científica e Tecnológica para o ativismo sociopolítico) e 2) Ecologia Teórica, Filosofia da Biologia e Ética Ambiental (relação entre biodiversidade e funcionamento ecossistêmico, teleologia, funções e normas em sistemas ecológicos e socioecológicos, análise de valores e práticas sociais relacionadas ao ambiente).